Flavio 1º à 3º Dan
Sexo : Mensagens : 104 Pontos : 2147483647 Popularidade : 63 Localização : Maceió - Alagoas Academia : Choi Hong Hee - Prof° Jammerson Graduação : 1º Dan
| Assunto: Dicionário 02 02/01/11, 12:33 am | |
| Dicionário do Tae Kwon Do O Taekwondo é baseado em muito treino e total conhecimento dos fundamentos. Treinar duro e saber usar a força, mas com a total compreensão de todas as técnicas do Taekwondo é muito difícil de atingir - uma boa técnica inclui rápidas mudanças, grande variedade de movimento e velocidade. Perseverança é muito importante se você pretende treinar Taekwondo. No começo tudo é estranho e complicado, mas com o tempo o treino de Taekwondo começa a fazer parte de você. A partir daí você começará a compreender as técnicas e conhecer mais a sí mesmo.
Juramentos:
Juramento do Aluno:
Eu Prometo:
1. Observar as regras do Taekwondo. 2. Respeitar o instrutor e meus superiores. 3. Nunca fazer mau uso do Taekwondo. 4. Construir um Mundo mais pacífico. 5. Ser campeão da Liberdade e da Justiça.
Juramento do Atleta:
Eu Prometo:
1. Respeitar os Regulamentos da Competição. 2. Respeitar meus Adversários. 3. Respeitar Árbitros e meus Superiores. 4. Competir com Lealdade. 5. Ser Humilde na vitória e Paciente na derrota.
Juramento do Arbitro:
1. Juro obedecer ao regulamento conforme as regras da WTF. 2. Juro tomar as decisões justas e manter a imparcialidade. 3. Juro primar pela dignidade dos atletas cumprindo o meu dever.
Espírito do Tae Kwon Do:
1. Cortesia (educação e respeito); 2. Integridade (honestidade e justiça); 3. Perseverança (nunca desistir do objetivo); 4. Autocontrole (domínio sobre si mesmo: lutar contra os desejos do corpo); 5. Espírito Indomável (demonstrar coragem sem hesitações).
Principais Direções dos Movimentos:
Ap: Para frente Yop: Para o lado Tuit: Para trás Dolio: Virando para a lateral Pitro: Diagonal para fora Pakat: Para fora An: Para dentro Olio: Levantando Nerio: Descendo Miro: Empurrando
Principais Regiões Corporais:
Aguison: Região Abdutora dos dedos polegar e Indicador Mom: Corpo Mori: Cabeça Ogulio: Rosto Ma: Testa Nun: Olho Ko: Nariz Kui: Orelha Ib: Boca Tok: Queixo Mok: Pescoço Momton: Tronco Dan Jon: Ventre Pal: Braço Palkup: Cotovelo Palmok: Ante-braço Son: Mão SonKut: Ponta dos Dedos da Mão Batason: Palma da Mão Dari: Perna Murub: Joelho Jungani: Face anterior da perna Bal: Pé BalKut: Ponta dos Dedos do Pé Balbadak: Planta do Pé
Principais Comandos (Kuryong):
Tchariot: Sentido Kiule: Cumprimentar Chumbi: Preparar Shidjah: Começar Kaman: Cessar Shi-ô: Descansar Restchio: Debandar, a vontade Barô: Voltar Andja: Sentar Murub Kuro: Ajoelhar Ilosot: Levantar Bal Ba Co: Trocar a Perna Tiro Torá: Meia Volta Kalyo: Separar Kesok: Continuar Oriohum: Ficar frente a frente OU de frente para o instrutor.
Contagem (Segui):
Numeração Ordinal
1º - Il 2º - I 3º - Sam 4º - Sa 5º - O 6º - Iuk 7º - Tchil 8º - Pall 9º - Kho 10º - Tchip
Vocabulário:
Are: Embaixo Bande: Direto Baro: Contrário Dankyo: Puxar Dobok: Uniforme Rai: Parte de Baixo do Uniforme Zong: Parte de Cima do Uniforme Dojan: Local de treinamento Dubon: Duas vezes Godulo: Apoiado Hogu: Protetor de Tronco Hong: Vermelho Ho Shin Sull: Defesa Pessoal Il Tcha: Linha reta Jebi Pum: Espécie de pássaro Jokyo Nim: Assistente (1º e 2º gub) Jutchum: Agachado Kal Je Bi: “Cortar” Kaui: Tesoura Kibon: Básico Kibon Don-Jak: Movimentos Básicos Kiorugui: Luta Kyo Sa Nim: Instrutor (1º à 3º dan) Ki-Sull: Técnica Ki-Rab: Grito Kio-Pa: Quebramento Kuki e Derraio: Para a Bandeira Kupso: Pontos Vitais Kuryong: Comando Kwa Jan Nim: Grão Mestre (7º à 9º dan) Matchuo Kiorugui: Luta Combinada Moa: Juntar Narani: Paralelo Oligui: Levantar Orun: Direito Poom se: Forma (padrão) Piojok: No alvo Pion: Aberto (estendido) Pion-Hi: À vontade Sa Bo Nim: Mestre (4º à 6º dan) Sa-Ju: Quatro Direções San Tul: Montanha Sat Po De: Protetor genital Tchong: Azul Ti: Faixa Uen: Esquerdo
Tuit Tchuk Moa Sogui - ‘Posição de Sentido’- Base com os calcanhares juntos com os pés numa angulação de 45o. E os joelhos estendidos Ap Tchuk Moa Sogui - Igual a anterior, porém com as pontas dos pés juntas em vez dos calcanhares Narani Sogui - 'Jumbi Sagui' - Base com os pés paralelos com largura de um pé entre eles e joelhos estendidos Pion-Hi Sogui - 'Base a vontade' - Base com os calcanhares distanciados por um pé, joelhos estendidos e a ponta dos pés para fora numa angulação de 22,5o. Antchon Sogui - Base com as pontas dos pés distanciadas por um pé, joelhos estendidos e os calcanhares para fora numa angulação de 22,5o Jutchum Sogui - 'Base Agachada' - Base com os pés paralelos distanciados por dois pés e joelhos flexionados Antchon Jutchum Sogui - Base com as pontas dos pés distanciadas por dois pés, joelhos flexionados e os calcanhares para fora numa angulação de 22,5o Ap Koa Sogui - Base com as pernas cruzadas, joelhos flexionados, calcanhar do pé da frente fora do chão, o dorso do pé de trás à 70o., e com 100% do peso corporal sobre a perna de trás. Tuit Koa Sogui - Base com as pernas cruzadas, joelhos flexionados, calcanhar do pé de trás fora do chão, o dorso do pé da frente à 70o, e com 100% do peso corporal sobre a perna da frente. Orun Sogui - Base com o pé direito a frente, joelhos estendidos, peso distribuído igualmente e os pés distanciados por um pé entre os calcanhares, estando estes posicionados em "L" (calcanhares formando uma angulação de 90o.) Uen Sogui - Base com o pé esquerdo a frente, joelhos estendidos, peso distribuído igualmente e os pés distanciados por um pé entre os calcanhares, estando estes posicionados em "L" (calcanhares formando uma angulação de 90o.) Ap Jutchum Sogui - Base com comprimento de um passo, largura de dois pés, joelhos flexionados, peso do corpo distribuído igualmente e concentrado em maior proporção na parte frontal dos pés. Otcha Sogui - Base com comprimento de um passo, joelhos flexionados, os pés posicionados em "T", e o dorso do pé de trás a 70o, com 60% do peso corporal na perna de trás. Bom Sogui - 'Base de Leopardo' - Base com o calcanhar do pé da frente no limite da ponta do pé de trás e na direção do mesmo, a ponta do pé de trás a 45o. Para fora, o calcanhar do pé da frente a uma altura equivalente a "um punho fechado", joelhos flexionados, com o dorso do pé de trás formando um ângulo de 70o, com 90% a 100% do peso corporal na perna de trás.
A faixa Simboliza o ciclo da aprendizagem de uma pessoa nas diferentes etapas da vida. Cada arte marcial -conforme o seu país de origem e a personalidade do seu fundador, assim como a dos seus seguidores- interpreta de maneira diferente o significado do cinturão e os conhecimentos técnicos em cada um dos seus múltiplos graus. Todos estes graus se obtêm através de complexos exames técnicos perante os tribunais oficiais convocados pelas suas respectivas federações. Os seus programas de exame contêm variantes conforme a idade, o sexo e os méritos esportivos dos seus aspirantes. A partir do quinto Dan desaparecem os exames para intervir outros valores e méritos, só a título póstumo se outorga o décimo Dan, pois a perfeição é considerada inalcançável em vida. A finalidade prática do cinturão é segurar o dobok para evitar a sua folga excessiva e permitir uma melhor manobrabilidade do praticante durante os treinamentos. A forma mais usual de atar o cinturão corretamente é assim: A cor dos cinturões vai escurecendo-se com os anos de dedicação e de prática até chegar ao cinturão negro1º dan, o qual representa a maioria de idade técnica do praticante; militarmente, corresponderia ao grau de oficial. Entre o 3º Dan e o 5º Dan, o artista marcial é considerado como professor ou mestre. Do 6º ao 9º Dan, a nossa estrutura ocidental situa o praticante com o título de doutor em artes marciais. Na Europa, o método de ensino está praticamente unificado para quase todas as artes marciais. Os seus programas técnicos oficiais são quase os mesmos quanto ao grau, a forma do exame técnico, o tempo de prática aconselhável em cada grau e os variados simbolismos das suas cores.
Faixa Grau Significado:
Branca 10º Gub Pureza, a semente Amarela 8º Gub Fertilidade - a terra Verde 6º Gub Crescimento - a planta Azul 4º Gub Liberdade - céu Vermelha 2º Gub Alerta - o sol Preta 1º Dan Sabedoria e Conhecimento
Poom-Se:
A antiga lei do oriente era similar ao Código de Amurai, "olho por olho, dente por dente", e era rigorosamente praticada, durante um combate, mesmo quando a morte era acidental. Neste tipo de ambiente e desde o presente sistema de combate livre ainda não tem sido desenvolvido, era impossível para um estudante de artes marciais praticar ou testar sua habilidade individual de ataque e defesa senão contra um verdadeiro oponente. A evolução individual era certamente obstruída, até um praticante criar sua primeira FORMA (POOMSE). As FORMAS eram movimentos fundamentais variados a maioria dos quais representando ou técnica de ataque ou de defesa, constituindo uma sequência lógica e definida. O estudante praticava sistematicamente com vários oponentes imaginários em diversas situações usando todas as ferramentas de ataque e bloqueio possíveis em diferentes direções. Estas práticas de formas capacitam o estudante a treinar muitos movimentos fundamentais em série, desenvolver técnicas de combate, melhorar a flexibilidade dos movimentos, condicionar o físico, desenvolver músculos, controlar a respiração, desenvolver movimentos fluidos e suaves e ganhar ritmicidade dos movimentos. Capacitava também o estudante a adquirir determinadas técnicas especiais que não poderiam ser obtidas por outro exercício básico ou de combate. Uma FORMA pode ser comparada a uma unidade tática se o movimento for um treino individual de um soldado ou a um alfabeto se o movimento for um treino individual de uma letra. De acordo com a forma, a razão de todos os movimentos é uma série de combate, teste de potência, proeza e beleza. Embora o combate possa meramente indicar que o oponente é mais ou menos avançado, os POOMSE são um instrumento mais crítico na evolução das técnicas individuais. A posição é de grande importância, pois é uma técnica científica de ataque e defesa, que se baseia no movimento de todos os componentes do organismo. Seu treino consiste em movimentos dentro de um diagrama, em várias direções com adversários imaginários em todas as direções. É muito importante que se habitue a posições corretas desde o início. Desenvolvido a partir de uma base científica de constituição muscular e óssea, associados à intensidade de força aplicada, exige-se muito esforço e tenacidade na prática dos POOMSE.
Os seguintes pontos deverão ser considerados durante a prática do POOMSE:
• O POOMSE deverá iniciar e terminar exatamente sobre a mesma marca. Isto indicará a acuidade dos movimentos dos praticantes; •A correta postura e expressão facial deverão ser mantidas por todo o tempo; •Os músculos do corpo deverão ser tensionados ou relaxados de acordo com os momentos críticos do exercício; •O exercício deverá ser realizado com movimentos rítmicos e com leveza; •Os movimentos deverão ser acelerados ou desacelerados de acordo com o padrão do POOMSE em exercício; •Cada POOMSE deverá ser realizado com perfeição antes de passar para o próximo estágio; •Os estudantes deverão conhecer a finalidade de cada movimento; •Os estudantes deverão realizar cada movimento com realismo; •As técnicas de ataque e defesa deverão ser igualmente distribuídas entre os pés e as mãos. Os TAEGEUK simbolizam o céu e a terra, a magnificência do universo. A posição TAEGEUK é o movimento que mostra o princípio da filosofia universal, baseando-se na teoria do positivo e negativo de TAEGEUK. As linhas de movimento também se baseiam nos PARLGYE (oito GYE), onde são exploradas todas as posições de defesa, ataque, avanço, recuo, velocidade, intensidade de força. O essencial dessa posição está na exatidão e velocidade da respiração e movimento, a mudança rápida e correta do centro de equilíbrio, onde temos a aplicação da filosofia universal TAEGEUK. Nas descrições da Versão Fácil dos Taegeuks e Parlgyes, você encontrará alguns termos usados para facilitar a compreensão dos movimentos.
Dessa forma, fizemos algumas traduções da seguinte forma:
•Base comprida = Apkubi sogui •Base curta = Ap sogui •Base do cavaleiro = Juntchum sogui •Base em "L" = Dwitkubi sogui. | |
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